Terça-feira, 21 de maio de 2019
PESQUISAR NO SITE
13/03/2019 | 14:29 | Notícias | Saúde

Hospital de Tenente Portela realiza primeiro transplante de córnea da Região Noroeste

O primeiro transplante de córnea da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, foi realizado na manhã desta quarta-feira (13-03), no Hospital Santo Antônio de Tenente Portela. O procedimento que salvou o olho esquerdo de um agricultor de 34 anos, foi coordenado pelo médico Oftalmologista Heron Gomes Correa, e durou uma hora e meia.

Segundo o médico Heron Correa, o paciente que mora no interior de Três Passos, havia sido acometido de uma úlcera de córnea, que foi provocada pelo pó de sementes. O paciente está se recuperando e no final do dia de hoje, vai receber alta médica, para ficar em repouso absoluto em casa.

O médico Heron Gomes Correa, tem 33 anos, é natural do Rio de Janeiro, onde se formou e fez residência médica. Há cerca de dois anos, ele se transferiu para o município de Tenente Portela, onde veio com a meta de aprovar o credenciamento para transplante de córnea no hospital Santo Antônio. O projeto foi aprovado há cerca de um mês.

Conforme o médico responsável pelo transplante, antes do credenciamento do hospital Santo Antônio, os pacientes tinham que ir até à Capital Porto Alegre para realizar esse tipo de procedimento. A notícia de que o transplante ocorreu com sucesso foi revelado pelo médico Heron Gomes Correa, durante entrevista aos comunicadores Marcos Domanski e Antônio de Oliveira da Rádio Cidade Canção FM de Três de Maio.
 

Fonte: No Ar Notícias