Sexta-feira, 24 de maio de 2024
Logomarca NO AR Notícias
13/12/2022

Organizando a mudança

Agradeço os feed backs recebidos sobre o texto da semana passada, nos trechos sobre atitudes pessoais para mudar aquilo que não gostamos na vida e aproveito os estímulos dos amigos leitores para provocar mais algumas reflexões.

- Como estimular e organizar a mudança na sua empresa/instituição? - Pode-se começar reunindo um time com diferentes talentos e formações, que permita muitas trocas de ideias diferentes sobre os problemas e as oportunidades. Na sequencia, é fundamental estabelecer um ambiente onde é possível errar sem culpa, incentivar a criatividade e a experimentação. Desenvolva processos ágeis para realocar recursos financeiros, equipamentos e pessoas para os focos que forem se apresentando mais promissores, evitando desperdícios, especialmente, de oportunidades, pois muitas delas tem o tempo certo para serem melhor aproveitadas.

Ambidestria é um termo mais utilizado no esporte para diferenciar atletas que desenvolveram habilidades para jogar com os dois pés, ou com as duas mãos, ao invés de apenas com a direita ou esquerda. A expressão vem sendo bastante utilizada para as empresas que aprenderam a equilibrar excelência operacional e inovação. Uma empresa ambidestra é tão boa em processos e produtos quanto na pesquisa, desenvolvimento e inovação, consolidando melhores desempenhos, obtendo admiração e sendo consideradas cases de sucesso.

Com o fim do ano chegando, as avaliações do ciclo podem contribuir bastante. Se você e a empresa mudaram bastante, é um sinal forte de que está no caminho. Ser capaz de promover mudanças é algo que empodera as lideranças e as equipes. Se passaram por momentos difíceis, é preciso focar no aprendizado e perceber que estão mais fortes e experientes.

Para o próximo ciclo é fundamental ter objetivos e metas mais claras. A maioria das pessoas passa pela vida sem metas, objetivos, projetos e simplesmente vão seguindo o fluxo. Ter objetivos e metas levadas bem a sério, revisadas regularmente, provavelmente te levará mais longe e mais alto do que você imagina. Ter 1 ou 2 amigos e/ou mentores com quem possa contar, ou que pode ajudar a trocar ideias sobre as pequenas e grandes decisões é muito importante e não se pode esquecer de demostrar gratidão, mesmo com pequenos resultados. Lembre que a qualidade dos amigos e mentores é melhor do que a quantidade.  

Priorizar a paz em relação ao prazer é uma escolha que parece mais difícil de fazer atualmente, com tantas oportunidades e estímulos. Atrás da próxima dose de dopamina, a maioria das pessoas esquece que a paz, o bem estar físico e mental contribuem significativamente para as melhores decisões e mais energia para o alcance dos objetivos e metas.

Saber aprender com os erros também parece difícil, com tanta gente pronta para julgar e culpar os outros. Todavia, quem se responsabiliza por seus erros e tira a melhor lição de cada um deles, pequenos ou grandes, ganha experiências e melhores condições de alcançar seus objetivos e metas pessoais e profissionais.

Quem tem estas atitudes preponderando na sua vida pode confiar que tudo irá bem, pois o universo proporciona grandes coisas para quem tem pensamento e ações positivas consigo e com os outros.

Um abraço e até a próxima!

Organizando a mudança
Marcelo Blume

Consultor e proprietário da empresa REFERENDA CONSULTORIA

Marcelo Blume