Sábado, 24 de fevereiro de 2024
Logomarca NO AR Notícias
13/12/2022

Oportunidades disfarçadas

Vivemos rodeados de oportunidades disfarçadas e nas mais diversas dimensões de nossa vida. Ver oportunidades ou problemas nas dimensões pessoal, profissional, emocional, racional depende do modelo mental, das atitudes e dos hábitos que moldam o ponto de vista de cada um.

A postura e a forma de encarar os problemas separam os vencedores dos que ficam pelo caminho por desistir, ou por se prender e perder o foco com as reclamações e lamentações.

Não importa o problema da dimensão pessoal, profissional ou da empresa, é muito provável que várias pessoas já tenham passado por algo parecido. A boa notícia é que fica cada vez mais fácil saber das soluções encontradas, testadas e inclusive as que não funcionaram para outras pessoas e negócios, para aprender, adaptar e construir oportunidades de solução.

Mesmo com uma fartura muito maior de informações, dados, formações, profissionais disponíveis, ainda encontramos com frequência quem queira ensinar, ou dar dicas em temas que não tem formação, nem competência. Por este motivo, é cada vez mais importante refletir e pesquisar antes de aplicar o que os amigos, familiares e conhecidos orientam. Analisar especificidades da região, produto, consumidor, segmento e concorrentes é fundamental para entender o que é preciso adaptar em cada momento dos negócios.

Muita gente confunde inovação com invenção, mas há diferenças importantes, pois uma invenção nem sempre resolve um problema, enquanto a inovação é antes de tudo, fazer melhor do que vinha sendo feito. Quem tem este entendimento bem claro, pode perceber mais oportunidades disfarçadas.

A capacidade de mudar de opinião e direção é cada vez mais importante. Quem tolera ser contrariado e se engaja em ideias que não foram inicialmente suas, tem mais capacidade para superar rapidamente seus momentos difíceis e melhores chances de encontrar as oportunidades.

Para perceber cada vez mais oportunidades também é fundamental estar realmente presente, ou seja, atento a tudo e concentrado que está ocorrendo naquele momento, com o menor volume possível de distrações com o externo, o passado e o futuro. Para perceber mais oportunidades é preciso atenção plena aos detalhes reveladores.

Na dúvida pergunte ao consumidor, principalmente quando surge aquela sensação desagradável de não saber o que fazer nem para onde ir. Perguntar aos clientes muitas vezes pode ser a melhor atitude. Qualquer empresa só existe em razão dos clientes e só permanecerá no mercado se continuar atendendo as necessidades e expectativas.

Não desista, pois todas as pessoas, assim como todas as organizações passam por dificuldades e muitas vezes, mais complexas que as que você está vivendo. É difícil manter o equilíbrio quando seus negócios estão cheios de problemas, as vendas despencam e o concorrente comemora bons resultados. São raríssimos os casos de empresas que sempre disfrutaram de tranquilidade e sorte nos negócios. Recrie artificialmente os problemas que poderão ocorrer com você e com sua empresa e procure adiantar-se a eles encontrando uma alternativa antes dos seus concorrentes. Percebe mais oportunidades quem não se acomoda nos momentos de prosperidade.

Quem ama se dedica mais, trabalha duro, fica ligado o tempo todo, etc. E assim é mais fácil identificar oportunidades disfarçadas. Aprender a amar o que faz ajuda a perceber mais oportunidades disfarçadas. Acredite na sua capacidade de encontrar oportunidades em todos os momentos e locais que frequentar. Estar com a mente e o espírito preparados para perceber oportunidades disfarçadas faz toda a diferença.

Que você possa perceber muito mais oportunidades em 2024! Um abraço e até a próxima!

Oportunidades disfarçadas
Marcelo Blume

Consultor e proprietário da empresa REFERENDA CONSULTORIA

Marcelo Blume