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17/07/2024

Criatividade para vender mais

Criatividade para vender mais

                Com ideias criativas e inovadoras as empresas e os profissionais de vendas estão vendendo mais e melhor. A criatividade das pessoas do seu time e de todos juntos vale ouro!

                Os avanços em novos produtos, bens ou serviços, e novas tecnologias, qualidade, preço e formas de pagamento já tem mais dificuldade de serem diferenciais atrativos. O/a profissional de vendas pode fazer muita diferença neste contexto, principalmente na forma como encontra e aborda os clientes, apresenta sua proposta, negocia, supera objeções e fecha as vendas. Por este motivo desenvolver o trabalho de vendas com criatividade e inovação é um requisito primordial para quem deseja vender mais e melhor. Com ações criativas é possível organizar, melhorar, baratear, esclarecer e resolver problemas, além de encontrar soluções mais fáceis e melhores.

Estamos vivendo a era do cliente eternamente insatisfeito e precisamos de talento para identificar anseios dos clientes e criar ações inovadoras para satisfazê-los e superar suas expectativas.

Para ser criativos não devemos tentar inventar nada revolucionário, mas devemos encontrar soluções melhores e mais eficientes. Resolver problemas do dia-a-dia de forma mais criativa é mais animador, gera bons resultados e está ao alcance de todos. As pessoas que colocam mais ideias criativas em prática conseguem melhores resultados e este é o motivo para buscarmos mais criatividade e inovação.

Precisamos acreditar em nosso potencial de fazer mais e melhor, mais prático, mais rápido, mais completo, mais fácil, mais agradável, mais inteligente, mais motivante e mais econômico. Eliminar a ideia de “manter por que sempre foi assim” de qualquer pessoa do time. É preciso mudar porque tem maneiras mais eficientes de fazer o que vem sendo feito, dependendo da capacidade criativa e inovadora da sua equipe.

Não basta só ter vontade, se esforçar, correr e “suar a camisa”, pois a criatividade vem sendo um dos componentes mais importantes no processo de vendas. Ações que fogem do convencional para abordagem e fechamento de vendas, vão funcionar melhor porque os clientes sempre esperam algo diferente que os surpreenda.

Vendedores criativos e inovadores são observadores, curiosos, informados, fazem conexões, questionam, têm iniciativa, proatividade, não se contentam com apenas uma alternativa e sempre estão em busca de melhorias. Com criatividade é possível responder de diferentes formas, os mesmos problemas, além de identificar e promover oportunidades de novos negócios.

Em vendas é preciso ter “jogo de cintura”, e você já deve ter ouvido isso muitas vezes, mas nem todos se dão conta de que a orientação é para ser sensível às necessidades e desejos do cliente para perceber todas as oportunidades. É necessário pensar em maneiras diferentes para procurar potenciais compradores, se apresentar, falar de sua empresa e de seus produtos, descobrir novas ideias para enfrentar objeções e fechar as vendas. Para desenvolver sua criatividade você deve exercitar o cérebro com atividades e atitudes que saiam da rotina. Mude e não tenha receio de experimentar outras formas de chegar nos clientes desejados. Não se acomode, acompanhe as mudanças que acontecem com os seus clientes, na empresa e no mercado. Descubra como a sua empresa e os seus clientes desejam que você coloque a sua criatividade em prática.

Acredite que você pode ser mais criativo e inovador. Se convença de uma vez por todas, lembrando sempre que você pode encontrar soluções mais criativas. Tire pelo menos 15 minutos do seu dia para pensar em maneiras diferentes para realizar o seu trabalho, o atendimento ao cliente e as etapas da venda. Não espere que a criatividade surja espontaneamente. Se você está com o modelo mental direcionado para fazer sempre a mesma coisa e do mesmo jeito, será bem mais difícil ter novas ideias.

Se você tiver alguma ideia para por em prática mais tarde, não deixe de anotar, pois além de evitar se perder, também estimula o processo criativo. Finalizando, coloque em prática as suas ideias. Um dos principais motivos do bloqueio da criatividade é o medo de errar. Todavia o erro é entender que é preciso estar totalmente seguro de que vai dar certo. Sempre existem caminhos diferentes e mais interessantes.

                Um abraço e até a próxima!

Criatividade para vender mais
Marcelo Blume

Consultor e proprietário da empresa REFERENDA CONSULTORIA

Marcelo Blume