Vender pelo whatsapp, instagram, facebook, telefone, está em alta e tem seus próprios desafios e hoje vamos deixar algumas dicas de como tentar superá-los.
As vendas por telefone ainda são frequentes em alguns setores, mas em muitos outros vão sendo rapidamente substituídas, com vantagens, pelas ferramentas digitais, que evitam interrupções de atividades com contatos inesperados e reduzem a facilidade do cliente evitar o profissional de vendas.
A atenção do cliente obtida com as ferramentas digitais, assim como com o telefone, é muito menor do que nos contatos pessoais, além da limitação da comunicação. A linguagem do corpo, que é um ótimo meio de comunicação nos encontros face a face, ainda não tem substituição nos contatos por ferramentas digitais, onde é bem mais difícil de perceber reações das pessoas.
É fácil para o cliente fazer algo diferente, não só fazendo outras atividades, mas contatando os outros profissionais de vendas de outras empresas ao mesmo tempo. A seguir, vão algumas dicas para superar os desafios dos contatos de vendas, à distância.
Diga sempre o seu nome e o nome da empresa, para que a outra pessoa não necessite perguntar e também para que possa entender logo de quem se trata. Se for falar ao telefone, gravar áudio ou vídeo, lembre que o tom de voz, a clareza da pronuncia e o volume da fala é muito importante.
Se o contato for institucional, lembre de informar com quem gostaria de falar, respeitando a função dos intermediários como secretárias/os, atendentes, telefonistas, assistentes e outros. Mencionar que o assunto é importante para a pessoa que você quer contatar, também ajuda bastante. Ser objetivo é o melhor a fazer, tanto com os intermediários, quanto com o contato que você busca.
Quando o contato foi feito e o possível cliente estiver respondendo as perguntas, o profissional de vendas deve ir anotando os pontos chave e depois confirmar aquilo que entendeu. Na confirmação resumir o que o contato disse, iniciando com: "(falar o nome) deixe-me ver se entendi bem: ...”
Outra lembrança e dica da maior importância é que comunicar-se bem não é falar a maior parte do tempo, pois escutar é essencial para uma comunicação eficaz, mantendo o foco, com o mínimo de distrações externas, prestando o máximo de atenção no quê e como o cliente se expressa. Evite as interrupções e os pré-julgamentos enquanto o cliente fala, pois perturbam o processo de comunicação e o entendimento de como ajudá-lo a comprar.
É melhor que o controle da venda esteja sempre na mão do vendedor evitando dar trabalho ao cliente fazendo com que o mesmo tenha que retornar ou procurar algumas vezes. Ser acessível é muito importante, além de evitar as burocracias que algumas empresas ainda possuem para os canais de vendas.
As ferramentas digitais não devem ser impeditivos para a busca de vínculos com o cliente, que precisa sentir interesse verdadeiro em ajudá-lo. Confiança, tranquilidade, sensação de amizade, conforto, empatia pura, são sentimentos que fazem com que o cliente perceba o interesse do vendedor e um estímulo a reciprocidade no interesse pelo vendedor, seus produtos e sua empresa.
Nos diálogos, mantenha os assuntos girando nos interesses do cliente. Comunicar-se bem para criar afinidade é saber dizer coisas que chamam a atenção do cliente e o coloca numa posição confortável. Quando um vendedor fala demais, quebra a sintonia com o cliente e por isso, a última dica, valendo para vendas físicas e digitais, é sempre de forma objetiva mencionar os ganhos que o cliente terá, antes de falar dos detalhes técnicos do produto ou serviço.
Sucesso nas vendas, um abraço e até a próxima!