Às 18h30min de hoje (29-05), acontece na Câmara de Vereadores uma Audiência Pública, que tem como objetivo discutir a proibição, o comércio, manuseio e a soltura de fogos de artifício sonoros no munícipio de Três de Maio. A discussão foi provocada porque os vereadores Flávio Pagel e Josias Correa, propuseram um projeto que está tramitando na Câmara de Vereadores.
A justificativa é que a aprovação do projeto irá minimizar os problemas causados pelos fortes estrondos, evitando sustos em crianças, idosos e nos animais, que têm a audição mais sensível aos sons em comparação com os humanos.
O empresário Flávio Uber é um dos que demonstra contrariedade ao projeto. Ele revela que existe um modismo e vai contra uma tradição milenar, onde são soltos fogos para comemorar um casamento, festa de comunidade, vitória de um time de futebol, chegada do novo ano entre outras ocasiões. Uber acrescenta que se for levado em conta todos o motivos em que ocorrerem comemorações com fogos de artifícios, deve chegar no máximo a uma hora no ano, enquanto o ano tem 8 mil 760 horas.
Caso o projeto seja aprovado, quem desrespeitar a medida poderá ser multado com cerca e R$ 300, sendo que o valor será dobrado em caso de reincidência num período inferior a 30 (trinta) dias.