Em Horizontina, o governador Eduardo Leite visitou, na tarde desta sexta-feira (7/2), a fábrica da John Deere, empresa que fornece produtos e serviços no segmento de construção, agronegócio e florestal.
Além de fazer um giro pelas instalações, o governador assinou, juntamente com o presidente da empresa, Paulo Renato Hermann, um protocolo de intenções que estabelece bases para o termo de acordo entre o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), a prefeitura de Horizontina e a companhia.
Por meio do protocolo de intenções, ficou definido que a John Deere escolherá uma empresa, que executará a obra – um anel viário de 7,94 quilômetros, em um trecho que vai do entroncamento com a ERS-305 até o entroncamento com a ERS-342. A fiscalização ficará sob responsabilidade do Daer. Como contrapartida, a empresa abaterá o valor investido no trecho – cerca de R$ 40 milhões – do ICMS.
“O envolvimento dos deputados e a mobilização da comunidade nos faz ter noção da urgência da demanda para que coloquemos como prioridade. Será uma obra pública executado em convênio com a iniciativa privada”, ressaltou Leite.
A negociação que culminou na assinatura do protocolo já leva alguns meses. O governador já havia recebido a diretoria da empresa no Palácio Piratini. Nos encontros, foi exposta a necessidade da construção de um desvio que permita a passagem de maquinário e caminhões, em direção à fábrica, sem que os veículos passem por dentro da cidade. Hoje, cerca de 200 caminhões circulam pelo trecho urbano em direção à empresa todos os dias.