O município de São Martinho da Serra assinou, na manhã desta sexta-feira (18/8), o termo de adesão ao programa Universitário do Amanhã, lançado na última quarta (16/8). A cidade é a primeira a oficializar a participação na iniciativa e foi representada pelo prefeito Robson da Trindade e pela secretária de Educação, Claudete Sachett, que compareceram ao gabinete da Secretaria de Assistência Social (SAS), em Porto Alegre, para firmar o ato.
Para Trindade, integrar o programa é auxiliar no desenvolvimento dos jovens de São Martinho da Serra. “Queremos formar alunos que buscam um futuro melhor e desejam fazer a diferença no mercado de trabalho”, afirma.
Segundo Claudete, o programa Universitário do Amanhã vai atender ao desejo da cidade de oferecer cursos aos jovens martinhenses, complementando os serviços da educação municipal.
O programa, em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), oferecerá 3 mil vagas em cursos preparatórios à distância para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Podem participar municípios com até 25 mil habitantes que tenham disponibilidade e condições de selecionar até 30 jovens, entre 17 e 24 anos, os quais devem estar inscritos no Cadastro Único de Assistência Social.
Prazos
O edital do programa Universitário do Amanhã está publicado no site da SAS. O prazo para que os municípios façam a adesão se encerra em 22 de agosto.