Uma Pesquisa do instituto Datafolha revela que são registradas em média, 76 boletins de ocorrência por minuto devido a tentativas de golpes financeiros. A simulação da falsa central de atendimento está entre as principais fraudes, detalha o coordenador de Controles Internos da Sicredi Integração RS/MG, Odair Thomas.
O golpe é bastante difundido pelas redes sociais, principalmente através do WhatsApp. Ultimamente surgiu o golpe da CNH suspensa.
A mensagem é retratada da seguinte forma:
NOTIFICAÇÃO EXTRAJUDICIAL!
Suspensão da sua CNH em andamento, acesse agora e evite bloqueio: link malicioso.
Neste link, o motorista é induzido a fazer o pagamento via Pix exigido para não ter a CNH suspensa. Além disso, os golpistas exigem o preenchimento de um cadastro e ficam com as informações pessoais das vítimas como nome completo, CPF, RG e endereço.
Conforme o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), várias pessoas já caíram no golpe. Os estelionatários utilizam o nome do Detran para falar de uma suposta “cassação” do documento e redirecionam as pessoas a um site fraudulento com a identidade do portal Gov.br. A orientação é não abrir o link.
Outro golpe é da entrega de mercadorias compradas via internet:
Seu pacote Amazon.com.br – AMO72080741LO chegou até você? Confira pra gente o recebimento: loggi.com/br/#####. Esse é um linque malicioso.